evão do caminhão

nos momentos cruciais... estacione seus neurônios e acelere seus hormônios

quarta-feira, junho 30, 2010

CADA PARADA É UM FLASH



Quando vi essa foto no G1 ontem, imediatamente lembrei da única greve grande e com resultado positivo que participei. Era o ano 2000 na USP e eu atuava em tempo integral como funcionária da Creche, como aluna da Pedagogia e como pesquisadora da ECA.

Passamos meses, dias, horas... debatendo e lutando, porém isso nunca aparecia nos jornais. As imagens que mostravam na mídia eram de grevistas jogando baralho, fazendo festa, jogando futebol (isso porque não sabiam do nosso tai chi chuan matutino- imagem particular).



(olha o Jaco ali atrás)

Sempre parece que fazer greve é fácil, que não dói no bolso, que não tem que ter reposição do trabalho parado. Uma verdadeira foda isso. Sossego mesmo é manter o trabalho mais ou menos e a rotina parca, cheia de exploração.

Essa senhora que aparece no bem-bom comendo tranquilamente no piquete da creche central da primeira foto é a Solange. Ela não é uma 'desocupada' grevista, ela é um exemplo de mulher guerreira e lutadora não apenas em período de paralisação, mas na vida. Fui sua professora no EJA e certamente eu aprendi mais com ela do que ela comigo.

A greve acabou hoje. Ainda não li exatamente o que aconteceu. Também acho que não vou ler, afinal não vou confiar nas letrinhas publicadas, vou perguntar direto pra quem estava lá. Força, companheiros!


Marcadores: ,

quinta-feira, junho 24, 2010

VENCER É O QUE IMPORTA. O RESTO É CONSEQUÊNCIA

Talvez pareça radical, antiético ou sem sentido o que vou escrever, o fato é que me deixa incomodada esse lance de que tudo tá bão pra seleção brasileira. Muita gente mercenária, nenhuma emoção ao cantar o hino, o eterno clima descompromissado de 'já ganhou'. Morro de inveja desses timecos que têm lutado até o último segundo e eliminando os GIGANTES. Nem comento sobre a Argentina.

Eu sou uma pessoa que tem EXTREMA dificuldade pra perder. No que depende do meu desempenho luto até sangrar e até o que depende de sorte faço desconjuros em caso de negatividade.

Nem nas minhas aulas eu incentivo o tal do 'que importa é competir', sempre exijo o melhor deles. E o melhor é VENCER. É bom, é excelente o sentimento de ser o primeiro. NUNCA fique satisfeito com o segundo lugar. Acho meio coisa de preguiçoso ficar satisfeito com o prêmio de consolação.

Quando há competição esportiva nas escolas o negócio é pior. Não sei admitir a derrota. Fico sem falar amenidades com o time perdedor alguns bons dias. Sabe esses joguinhos miseráveis que narrei no último post? Meu coração tava disparado como se estivesse no Morumbi. Me vi gritando pruns pirralhos como se estivesse no auge da fúria do nervoso Muricy.

Bom, acho que tem dado certo essa tática. Eles pegaram o gostinho de vencer. Os inscrevi até num concurso de desenho agora e parece que estão animados. A turma da tarde tá no mesmo caminho, fomos pra final que será disputada na semana que vem.

Ah, o importante desse post é dizer que esse gosto pela vitória tem criado uma geração de minisãopaulinos que passaram pelas minhas tricolores mãos.


Marcadores: , , ,

quarta-feira, junho 23, 2010

O CÚMULO DA REBELDIA É MATAR PAI E MÃE SÓ PRA ENTRAR NA FESTA DO ORFANATO

Hoje minha turma ganhou a taça de ouro na Copa da escola. Nunca peguei umas crianças de 6 anos tão toscas: não se alfabetizam, não dançam bem, não se comunicam direito, sem criatividade nas brincadeiras e péssimos de futebol. A única coisa positiva que vi até hoje foi a sorte. Sim, porque caímos na chave das crianças de 3 anos e ainda ganhamos com gol contra em todas as rodadas. Aê! Valeu, pequeninos! Aprendemos com Luís Fabiano que não importa como, o que vale é bola na rede. Talvez a sorte tenha vindo da minha Jabulani nova.


Não sei qual meu futuro emprego, mas se for em SP quero que seja na Paulista. Legal ver o movimento das pessoas arrumadas (ainda que de forma cafona). Tô exausta de ficar trancada na favela vendo gente cafona e pobre: muié com as panças de fora da blusa, chapinha mal feita e chinela. A gente vai ficando relaxada só de ver tanto baguio na frente dos olhos. Ah, incrível ver o número de mulheres com alicate de cutícula no metrô. Perigo! Já pensou uma doida dessas em TPM? Tô fora.


Nessa caminhada de hoje eu cruzei 2 vezes com o mesmo cara que tava do meu lado no metrô 2ª feira. Ele me chamou a atenção, pois estava eu lá sofrendo com a ressaca de cerveja e feijoada pós-jogodobrasil quando escuto um cara no celular: "como você chegou em casa? sei lá! não sei nem como EU cheguei". Super me identifiquei. Hoje ele pareceu bem mais saudável na hora do almoço.


Medo dessas coincidências. Quando sonhei com o Popô em dificuldades ele realmente estava em apuros. Antes de ontem sonhei com o Lê nervoso no trânsito e ele realmente levou uma pedrada no vidro da frente do carro. Saizica!


Marcadores: , ,

sábado, junho 19, 2010

A SAUDADE É A NOSSA ALMA DIZENDO PRA ONDE ELA QUER VOLTAR

Nem parece que já passaram 8 anos que recebi o telefonema da Miruna no meio da noite dizendo...

"Janjão... avisa as meninas... hospital... mal..."

Demorei pra entender o que de fato tinha acontecido.

Aliás, acho que ainda não entendi. Como um menino sai da faculdade e leva um tiro na cabeça no meio da marginal? O que foi afinal? Assalto? Briga de trânsito? Não sei... só sei que ele faz falta. E muita.

Naquele dia eu tinha cabulado aula e ido ao CINUSP. Foi a primeira vez que não passei no Centro Acadêmico pra falar boa noite. Penso com muita pretensão que se tivesse ido lá, teria atrasado sua partida e nada disso teria acontecido. Ou não... já tava tudo escrito!

Nunca mais falei com sua família, ele nunca mais apareceu em conversas nos encontros com as meninas.

Pra mim ele virou um anjo da guarda. O único amigo homem que tive nessa vida continua ajudando nas horas certas. Me pego conversando com ele vez ou outra.

Nem parece que já passaram 8 anos...

Marcadores:

quarta-feira, junho 16, 2010

O SUJEITO ERA TÃO MAU CARÁTER QUE ATÉ QUANDO ESTAVA SOZINHO SE ENCONTRAVA MAL ACOMPANHADO

A comoção e o patriotismo na copa tomam conta de todos os lares e lugares, privados e públicos.

Então você aproveita pra observar o caráter das pessoas. Não importa se gosta da seleção nem sequer se gosta de futebol. Colabora com a massa, caraio!

Sabe meus vizinhos escrotos que vivo xingando? Pois então... um não liberou os funcionários e o outro não liberou os pedreiros.

Sabe meus chefes? Então, liberaram as 3 da tarde.

Sabe as mães de alunos? Pois... queriam aula.

------------------------------------------------------------------------------------------

Esse 'Grupo A' tá foda. Torço MUITO pro Uruguai, tenho simpatia pelo México. França não cheira nem fede, agora foi fodãããão África do Sul perder em um dia tão importante como hoje, arrupiei vendo os caras cantando o hino (ah vá...). Só nesse grupo não podia classificar 3 times?

Aliás, continuo me fodendo nos bolões.

Marcadores: , ,

segunda-feira, junho 14, 2010

É DE MEIA, É DE LATA, É DE COURO É DO QUE QUISER

Além de ensinar que não se grita gol antes da bola entrar, de que se deve escolher UM time pra torcer e não ficar dando uma de bandeirinha... é tempo de:

Usar termos específicos


Mostrar uniformes oficiais (e inclusão... um tem prótese na perna e outro é cotoco)


Relacionar números e posições:

E quando eu disse que jogar futebol não custava nada, joguei bola de meia, de lata, de pinha, de papel, de garrafinha pet vem a porra da Jabulani que custa 400 conto foder comigo...

Marcadores:

terça-feira, junho 08, 2010

TODOS NÓS TEMOS PROBLEMAS, ATÉ O FRANKENSTEIN





* TURMA DA MÔNICA HISTÓRICA #17

Marcadores:

segunda-feira, junho 07, 2010

QUEM FALA COM SEUS INSTINTOS FALA COM O QUE HÁ DE MAIS PROFUNDO NA HUMANINDADE E ENCONTRA A RESPOSTA MAIS BREVE

Eu sempre gostei MUITO dessa música. Acho que algo transcende. Hahahaha

O corpo da gente é uma coisa estranha. O meu ultimamente tem reagido baseado em raiva. Acredito que a ando sentindo em demasia. Chega a dar uma dor de cabeça constante de tanto apertar os dentes na trava pra não socar alguém. Tá ligado aquele nervinho que faz subir uma dor 'fina' da boca até as têmporas?

Quando penso em relevar alguns problemas já conhecidos, tentando tocar a vida de forma suave, sempre vem o 'temperinho', jogado por alguma mão que talvez nem tenha consciência do que faz e lá vai meu corpo ficar fodão, puramente ácido e me fazendo gorfar.

Dizem que esses sintomas podem ser decorrentes da RAIVA ou contaminação por CHUMBO... tô cansada de levar chumbo toda hora!

Bom, falei, falei e não disse porra nenhuma. Deve ser a bilirrubina subindo de novo.

Me deu uma febre outro dia
Por causa de teu amor
E fui parar na enfermaria
Sem ter plano de saúde

E me ejetaram soro de cores
E me tiraram uma radiografia
E me diagnosticaram com mal de amores
Ao ver meu coração como batia

Olha, busca um cateter
E injeta-me seu amor como insulina
E me dá uma vitamina de carinho
Que vai subindo a bilirrubina

Eles descreveram até a minha alma
Com raio x e cirurgia
É que a ciência não funciona
Só teus beijos vida minha

E não adianta aspirina não
Só com penicilina
É um amor que contamina
Ai me sobe a bilirrubina

Marcadores:

quinta-feira, junho 03, 2010

É SÓ FICAR PULANDO QUE A TERRA VAI PASSANDO

E ainda falando em datas comemorativas... 2010 também marca meus 5 anos de escola do estado e 18 anos de profissão. Isso aí, véio... Ops, isso aí, tô véia!

Pela primeira vez vou ter que trabalhar na emenda do feriado. Até isso tiraram da gente. Não disse que a decepção era um caminho sem volta?

Enquanto isso, vou passando o tempo ao lado do meu mais novo melhor amigo, o livro "Caderno de rabiscos para adultos que querem chutar o balde"...

1. Conversando com meus botões:

2. Tentando me livrar das sanguessugas:


3. Me fazendo de surda, enfiando o livro na oreia pra ouvir o chamado do mar:


4. Imaginando a rede em que poderia estar deitada:
5. Somando pontos para um possível próximo pedido de demissão:


6. Levando abobrinhas para colorir nas reuniões chatas e inúteis:

7. Sobrevivendo ao veneno das cobras:
8. Mas acho que o melhor vai ser percorrer outra estrada, afinal agora já posso tirar carta. Já tenho 18!

Marcadores: ,