evão do caminhão

nos momentos cruciais... estacione seus neurônios e acelere seus hormônios

quinta-feira, julho 21, 2011

ENTRE O SIM E O NÃO EXISTE UM VÃO



Ontem assisti "Daquele instante em diante", o documentário sobre Itamar Assumpção. Não conhecia direito sua história, nem mesmo suas músicas, mas acho que alguém definido como AGRIDOCE pelos amigos devia ser e ter algo de muito especial.

Vale comentar que transbordo de emoção ao conhecer um pouco do que vai por dentro dos grandes ídolos.

No decorrer do filme, aparecem muitas referências sobre Orquídeas e não sei por que (mentira, eu sei, mas não posso explicar a grandeza do que aconteceu aqui dentro) todas as vezes que alguém citava a relação do Itamar com as tais plantas eu regava o mundo com lágrimas, talvez por me ver também extremamente ligada à elas.

Decidi registrar uma viagem astral, ou melhor, uma viagem botânica neste post.

Eu ainda estava na barriga da minha mãe quando ganhei essa orquídea aí da foto. Orquídeas só florescem uma vez por ano, dizem, e esse é meu presente certeiro, já que suas flores só se mostram na semana do meu aniversário.

A lenda que vem da Indochina sobre a origem da Orquídea conta a história de uma mulher que esnobava todos os homens que se apaixonavam por ela e só não tinha o amor do único homem que desejava (alguma mulher já passou por isso?). Vendeu a alma para uma bruxa que garantiu "se ele não amar você também não amará nenhuma outra mulher". E então o transformou em árvore. Um feiticeiro notou o arrependimento no coração da moça e a transformou em flor, a orquídea, que fica grudada na árvore (o homem amado), alimentando-se da sua seiva.

Qualquer semelhança entre a história de Adão e Eva e a porra da costela é pura coincidência...

Acontece que orquídeas não são parasitas, ela só precisam de um apoio para suas raízes. Aliás, é uma planta bacana e econômica, que se alimenta do material que já está em decomposição.

É também uma planta usada para fins afrodisíacos e seu nome significa testículos.

Mas voltando ao Itamar, qualquer palavra será vã. Fica apenas a recomendação do filme.

O que não posso deixar de dizer é que o mundo se acostumou a achar bonitas apenas as Marias-sem-vergonha, essas que encontramos em qualquer lugar e florescem sem graça nenhuma o ano todo. Até mesmo as pessoas próximas que eu gostava de admirar passaram a ter esse comportamento.

Prefiro acreditar que ainda possamos um dia olhar melhor as orquídeas, desvendar não só sua aparência, mas o que está escondido: seus mistérios e enigmas... sua rara essência floral.


Marcadores: , , , ,

terça-feira, julho 12, 2011

SOMOS O QUE REPETIDAMENTE FAZEMOS. A EXCELÊNCIA, PORTANTO, NÃO É UM FEITO E SIM UM HÁBITO

Hoje meus alunos podem se considerar VINGADOS. Fiz uma prova exatamente como aplico para eles. Acredito que não sou mais uma boa professora, mas que os preparo bem pro mundo dos empregos formais, isso ninguém pode negar. Nas três horas que fiquei matutando pra responder, 35 'diabinhos' ficaram rindo e rodeando minha cabeça, especialmente nas questões que falavam "uma professora do 3º ano..."

A prova era para 'promoção' funcional. Ano passado não fiz como forma de protesto, mas como nada mudou, esse ano resolvi testar se meu "concursômetro" ainda estava balanceado. Cheguei a sentir abstinência nesse período looongo de 6 anos sem fazer uma provinha oficial.

Fiz hoje o que sempre exijo: leitura de cada ponto, cada vírgula, cada solicitação de enunciado. Não sei se fui bem, mas minhas atitudes foram exemplares. Enquanto isso, vi MUITAS professoras que nem sequer levaram caneta e borracha. E ainda teve uma que perguntou pra fiscal na prova dissertativa: "é pra escrever algum textinho aqui?" Ah, mano, é tipo são paulino vestir camisa cor-de-rosa... não deixa motivo pra zoarem a categoria toda.

Tirando a parte atitudinal, não posso deixar de falar que o que eu queria mesmo era um belíssimo plano de carreira e não passar por essa situação que passei hoje cedo. Me senti naquele episódio do Criminal Minds em que 3 amigas estão presas e precisam matar 1 para que as outras 2 sejam libertadas. Porra, deveria ser uma efetiva evolução pessoal e não canibalismo entre aqueles que seriam seus parceiros (só uma porcentagem será agraciada).

Consegui aprender coisas novas sobre usinas nucleares e outros conteúdos que desconhecia e corri pra pesquisar depois da prova. Tinha até uma questão que poderia ser bacana, com um texto muito legal que me lembrou algo que tinha escrito aqui, mas aí foderam tudo com uma perguntinha imbecil.

O texto era do livro A vida íntima das palavras e começava com a definição de escola, do grego schola, que significa descanso. Então, voltamos às origens e fomos estudar no 2º dia das nossas férias...


Marcadores: , , , , , , ,

terça-feira, julho 05, 2011

EXIGE MUITO DE TI E ESPERA POUCO DOS OUTROS


Sábado eu encontrei minha afilhada Bea Mar. Passei umas três horas ouvindo-a e observando-a. Ela dizia muitas vezes a palavra ODEIO quando se referia às pessoas. Poxa, super me identifiquei, mas lembrei que ela é uma adolescente vivendo toda a fase do 'ODEIO o mundo'.

Então notei que o adolescente nada mais é que um adulto transparente, com o direito de dizer ODEIO sem ser rotulado de maluco antissocial.

Tudo isso só pra dizer que desisti de olhar pras pessoas e exigir delas um comportamento que EU JULGO agradável e satisfatório. Definitivamente o que dá pra tentar entender é o que se passa dentro de mim mesma. Então, simplesmente vou sair de cena e conviver comigo mesma um pouco mais.

Acabei de me inscrever prum curso de psicanálise, especificamente sobre os sonhos. Vou aprofundar o conhecimento sobre o meu inconsciente, minhas frustrações e os mitos que tratam de tudo isso em aspecto mundial e histórico...

O primeiro contato com o professor foi bem simpático e motivador. Ele mandou uma lista com 296 títulos de livros clássicos que tratam sobre a condição humana e o seguinte textinho pra introduzir os estudos.

C
onta a lenda que “depois de haver criado a raça humana, os deuses entraram numa discussão a respeito de onde esconder as respostas para as questões da vida para que os homens se vissem forçados a procurá-las”.

– Podemos escondê-las no topo de uma montanha. Eles nunca irão procurar lá – disse um deus.

– Não – disseram os outros – eles logo as encontrarão.

– Podemos ocultá-las no centro da terra. Lá, eles nunca irão procurar – sugeriu outro deus.

– Não – replicaram os outros. – eles logo as encontrarão.

Então, outro deus disse:

– Podemos escondê-las no fundo do mar. Eles nunca irão procurar por lá.

– Não – disseram os outros. – eles logo as encontrarão.

Todos se calaram...

Depois de algum tempo, outro deus sugeriu:

– Devemos colocar as respostas às questões da vida dentro dos homens. Eles nunca irão procurar lá.

E assim fizeram”.



Prometo que vou fuçar tudo lá dentro. Pro bem ou pro mal. Que saiam todos os fantasmas... e quiçá todas as respostas!


"Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta."


Marcadores: , , ,