evão do caminhão

nos momentos cruciais... estacione seus neurônios e acelere seus hormônios

sexta-feira, outubro 29, 2010

É UM TRAÇO RUDE E TORCIDO, MAS NENHUMA PINCELADA É INÚTIL

Antes que termine o mês dos professores preciso citar a revista que recebemos 'gratuitamente' pela prefeitura: Nova Escola.

O título da capa era "O professor do futuro é você" e apresentava 6 tópicos necessários para ser um bom professor no século XXI. Deduzi que sou uma péssima profissional.

Acompanhem:

1. "O mestrado é o caminho natural"

Sempre achei esse papo de mestrado/doutorado uma balela. Como estudei pedagogia em universidade pública, considerei mais necessário voltar pra escola pública pra dar aula, não ficar numa salinha inventando teorias não-aplicáveis.

Até hoje ligam amigas mestras e doutoras se achando muito melhores do que eu. Digo que elas jamais vão sentir a emoção de ouvir a primeira leitura de um ranhento que eu sinto muitas vezes. E certamente minhas ações não são baseadas nos livros escritos por graaaaaaaaandes pesquisadores. São pessoas do dia-a-dia que me ensinaram como fazer e como não fazer.

2. "Um recurso a favor dos conteúdos"

Como usar as novas tecnologias em sala de aula se na escola há 8 computadores ligados em rede e eu tenho 34 alunos? Celular é proibido!

Ah, sempre é bom lembrar que ainda usamos MIMEÓGRAFO!

3. "Um jeito de ensinar cada disciplina"

Atualizar-se nas novas didáticas seria interessante. Cursos presenciais são cada vez mais raros na rede pública. As vídeo conferências é que estão na moda. Seria legal apenas se tudo funcionasse.

O último curso que tentei me inscrever foi justamente sobre o uso das novas tecnologias, como cita a revista ser importante no item 2, mas sequer o link abriu no site da secretaria da educação, que dirá o curso propriamente dito.

4. "Na troca de ideia, todos ganham"

Quá! Ninguém nunca entrou numa sala dos professores?

A imagem mais legal de quando professores se juntam foi descrita assim:

"Caralho, quando vamos buscar os alunos no pátio todas juntas me sinto dentro do filme MONSTROS S.A. na parte que eles saem da fábrica para assustar as criancinhas" . Perfeito.

5. "Observar para reorientar o trabalho"

Na última visita do pessoal da diretoria de ensino recebemos a notícia que "o trabalho dos profissionais dessa escola está desqualificado". Não sabemos mais avaliar. Muito orgulho. Avaliar do jeito que o estado quer? Não, muito obrigada.

6. "Todos os alunos podem aprender"

Esse talvez seja o único ponto positivo pró-evinha. Não se levarmos em conta o que diz a reportagem, mas eu acredito sim que todos aprendem. Não disse O QUE APRENDEM!

Por exemplo, provavelmente não conseguirei alfabetizar todo mundo, mas garanto que TODOS aprenderam a importância do futebol, TODOS aprenderam a amar histórias e livros, TODOS aprenderam a necessidade de respeitar o grupo e TODOS aprenderam que pessoas carecas geram aflição na eleição.


aperte o 13 e confirme!

Marcadores: , ,

1 Comments:

  • At 12:19 PM, Blogger Taís said…

    comecei a ler seu post quase chorando e terminei com uma gargalhada!

     

Postar um comentário

<< Home