evão do caminhão

nos momentos cruciais... estacione seus neurônios e acelere seus hormônios

terça-feira, dezembro 20, 2011

OS HERÓIS MUDAM. O HEROÍSMO NUNCA.

De manhã assisti Kill Bill 2 novamente e o mito do Super-Homem que Bill cita no final teve outro significado pra mim depois de estudar tanto sobre os arquétipos da humanidade no tarô, no mitos gregos, nos contos de fadas e, principalmente nos sonhos.

Aí, como sempre, uma coisa puxa a outra... lembrei de uma reportagem que li sobre os heróis.
Qual desses você seria:

( ) Super-homem - defendendo o homem comum com enorme senso de justiça
( )Wolverine - sempre tentando controlar seu lado animal na constante batalha entre a selvageria e a honra
( ) Homem-aranha - enfrentando os conflitos de um adolescente comum, imaginando o que faria se realmente tivesse super-poderes
( ) Mulher-maravilha - vivendo aventuras feministas e com toques sexuais
( ) Capitão América - reforçando algum patriotismo
( ) Batman - vivendo movido pelo desejo de vingança
( ) outra opção


Eu, nesse momento da vida, tô claramente o Wolverine!


Ah, como alerta o texto (Revista Galileu 243): é de bom tom colocar a cueca pra dentro da calça!


-------------------------------------------------------------------------------------


Pra terminar o dia, vejo um programa de TV que diz que Leonardo Da Vinci, astrólogo entre outras funções, representou na obra "A última ceia", os 12 signos do zodíaco através das expressões dos apóstolos.

Os 4 cavaletes e os 4 tapetes persas nas paredes seriam os 4 elementos: ar, água, terra e fogo

Apóstolos em grupos de 3 e as 3 janelas representando os fatores do zodíaco: impulsivo, fixo e mutável

Vamos aos signos/apóstolos seguindo da direita pra esquerda de acordo com a ordem dos corpos, não das cabeças:


Áries/Simão: está na cabeceira, representa o espírito de liderança; mão direita indicando o caminho.

Judas Tadeu/Touro: pegar e possuir concreta e espiritualmente; desconfiança representada pelo olhar que projeta para Simão; força concentrada no pescoço; uma mão apoia na mesa buscando o concreto e a outra aponta pra cima buscando as virtudes vindas do céu.

Mateus/Gêmeos: indecisão representada pela cabeça voltada para um lado e mãos apontando pra outro.

Felipe/Câncer: sua expressão facial representa a importância da memória do passado.

Tiago Maior/ Leão: é o poder de centralização; seus braços abertos abrangem tudo ao redor, mas mira sempre seu próprio corpo; aparece mais belo que o próprio Jesus.

Tomé/Virgem: é o famoso 'ver para crer'; o dedo apontado pra cima representa a capacidade de analisar e criticar; está quase escondido na cena, pois quem critica não pode estar sujeito as mesmas críticas e por isso se recolhe.

João/Libra: mãos entrelaçadas representando o poder da justiça e do equilíbrio, aceitando o que os outros dizem; olhos fechados pra não impor suas vontades.

Judas Iscariotes/Escorpião: as mãos fechadas em cima da mesa representam o poder; foi o único que conseguiu 'matar' Jesus para possibilitar sua 'transformação'; está posicionado de forma que possa observar com cautela; seus olhos e seus ouvidos estão atentos; segura um saco de dinheiro significando que ele era o tesoureiro do grupo de Jesus; derruba o sal simbolizando que a morte está ligada a esse signo, pois onde se atirava sal acreditava-se estar esterilizando o solo.

Pedro/Sagitário: a mão com a faca representa a fera em defesa de suas verdade e o olhar fixo pra Jesus a sede de conhecimento.

André/ Capricórnio: mãos em posição de defesa, seu olhar desconfiado como alguém que questiona as intenções que se escondem atrás dos fatos; cautela.

Tiago Menor/ Aquário: se apoia nos outros; Não gosta de ser o centro das atenções, é político, adora ensinar e pregar a necessidade de viver em coletividade; representa um tipo relaxado com sua aparência, abraçando seus companheiros e empurrando-os para o centro.

Peixes/Bartolomeu: se apoia na mesa esperando o movimento dos demais; mostra-se numa posição instável nas pontas dos pés, mas é o único que os têm iluminados.

Jesus: veste azul e vermelho (quente e frio); uma mão dá, outra recebe... representa tudo o que há de negativo e positivo no mundo para que possamos encontrar o equilíbrio.







*dados complementados com sites de astrologia e arte

Marcadores: , , , , , ,

1 Comments:

  • At 8:54 AM, Blogger Taís said…

    numa batalha maluca entre wolverine e superman. em alguns momentos nos últimos dias, a fera ganhou.
    tem uma corrente ideológica entre os cristãos que diz que o judas iscariotes era fundamental na história, bem ao gosto do seu post. sem ele, não haveria transformação, portanto, nada de consolidação dos planos divinos... dizem até que ele e jesus estavam combinados ;)

     

Postar um comentário

<< Home