evão do caminhão

nos momentos cruciais... estacione seus neurônios e acelere seus hormônios

terça-feira, agosto 30, 2005

NÃO SEI POR QUE TODOS ME ADORAM SE NINGUÉM ENTENDE MINHAS IDÉIAS

.
.
Quando assisti Casa de Areia uns tempos atrás, fiquei intrigada com a presença dos cientistas naquelas dunas. Seria fato ou boato que em 1919 cientistas se afundavam em areia pra provar alguma teoria maluca?

Eis que pouco tempo depois descubro que sim, que os caras estiveram por aqui, não nos Lençóis Maranhenses como no filme, mas em Sobral. E o que eles comprovaram?

"Em maio de 1919, um grupo de físicos ingleses da equipe do astrônomo Arthur Eddington desembarcou na cidade de Sobral, no Ceará, para observar um eclipse solar.

Com o Sol encoberto pela Lua, seria possível enxergar as estrelas por detrás dele, normalmente ofuscadas por seu brilho. Os físicos esperavam medir a posição dessas estrelas e compará-la com a posição vista no céu noturno, livre da presença gravitacional do Sol.

Se a relatividade geral estivesse correta, eles encontrariam um pequeno desvio da luz de cada estrela ? ou seja, durante o eclipse solar, elas pareceriam ligeiramente deslocadas de sua posição original.

Seis messes mais tarde, em setembro, Einstein recebia um telegrama da equipe: 'observamos o deslocamento das estrelas na borda do sol'. A relatividade geral estava provada.

Será que em setembro de 2005 eu tb entenderei o que se passa no deslocamento do meu cérebro?

.