QUANDO LI SOBRE OS PROBLEMAS QUE A BEBIDA CAUSA, DEIXEI DE LER
Mas quando descobri o livro "Hic!stórias" (Ulisses Tavares) a coisa foi diferente. Juntou duas coisas que aprecio demais: fofocas históricas e biritas. Mais de 50 continhos justificando pq somos assim.
Ainda tô no começo, mas já deixo uns trechos por aqui...
"Até Oxalá estava bêbado ao criar os homens"
Olorum, o Deus supremo deu a responsabilidade para seu filho Oxalá criar o mundo. Deu-lhe o saco da criação e o deixou partir. Acontece que o danado do Exu pediu uma oferenda no meio do caminho e Oxalá se recusou a dar. "Vou fazer a boca dele secar", disse Exu.
"Como naquele início dos tempos não havia cerveja"... Oxalá avistou uma palmeira e bebeu o líquido chamado vinho-de-palma que havia dentro dela, esse "era um santo remédio para sede e ótimo para se embebedar rapidamente".
Enfim, o cara ficou breaco e não conseguiu criar o mundo. Olorum concedeu perdão e para consolar seu filho deu a ele uma "missão-castigo": "modelar os seres que vão morar na Terra".
Acontece que Oxalá tinha se viciado nas delícias do vinho-de-palma e embriagado muitas vezes errava na medida do barro e no cozimento no forno.
"Por isso, alguns homens saíram mais pretos e outros mais brancos. Uns ele esqueceu tempo demais no forno, outros tirou antes da hora. E tem os que ele modelou com mãos trêmulas de bêbado, e saíram feios pra caramba.
De qualquer forma, agradecemos a Oxalá. Melhor nascer feio, que não nascer e ficar no fogo do forno sem nunca poder ficar de fogo."
Marcadores: literatura, livro
1 Comments:
At 1:59 PM, Unknown said…
Cômico, mas o que importa é beber!
Postar um comentário
<< Home