evão do caminhão

nos momentos cruciais... estacione seus neurônios e acelere seus hormônios

quarta-feira, janeiro 25, 2012

TALVEZ EU SEJA SIMPLESMENTE COMO UM SAPATO VELHO

Acho que foi numa chamada da Globo que Jô Soares disse, "a melhor homenagem que se pode fazer à uma cidade é morar nela". Tirarei o fato de ter a Globo e o Jô envolvidos e ficarei só com a frase.

Fiquei pensando nela um tempo e comparei com os relacionamentos. A cidade que você mora representa seu namorado, sua família, seus melhores amigos e até sua própria cachola. Cheios de defeitos, mas que por algum motivo você não abandona. Pode ser amor verdadeiro, pode ser dívida de gratidão, pode ser lembrança de bons momentos, pode ser a certeza que dias melhores virão, pode ser pura e simplesmente teimosia.

Agora, a cidade que você cobiça como sendo talvez melhor que a sua é a vagabunda que forja simpatia, o melhor amigo da internet, o 'irmão' que jamais entraria numa briga por você, sua ilusão de que tudo esteja simplesmente suficiente. Todos esses são belíssimos, inteligentes, alegres e aparentemente seria um encanto tê-los sempre lambendo-lhe os bagos. Porém, lembre-se: de perto nada funciona 100%.

A cidade que escolhemos para viver não é perfeita e quem mora nela deve sim reclamar, mas sempre em luta, procurando de alguma forma melhorar. Se você acha que outro lugar é realmente melhor, pense bem, talvez seja hora de mudar... o pensamento, o discurso ou a casa.

Eu não gosto da minha cidade, logo, em homenagem à minha amada prometo: um dia terei minha casinha na Vila Maria (de preferência perto da quadra)! Afinal, eu prefiro mergulhar nas profundezas da sujeira do Tietê do que ficar na superficialidade de um turista que contempla baías e lagoas de aparente grandeza, mas que têm a mesma merda lá no fundo.


*Não sou de São Paulo, mas cada vez que escuto ou leio alguém falando mal dela é como se fosse de mim a maledicência.

** "De São Paulo tens o nome, que ostentas dignamente..."


Marcadores: , , , ,