evão do caminhão

nos momentos cruciais... estacione seus neurônios e acelere seus hormônios

quarta-feira, março 20, 2013

NÃO CONFUNDA HABILIDADE DE PREVER COM HABILIDADE DE CONTROLAR

Hoje dei uma das melhores aulas da minha vida. 

A música Aquarela tá mais do que batida e todo mundo conhece, canta e usa nas escolas. Só não entendo por que todos a consideram alegre, infantil, uma ode à imaginação ingênua. A tenho como uma das canções mais depressivas do mundo. É o símbolo da curta, rasa e impotente existência humana.

Cantá-la numa turma que se despede da escola e olhando pra um aluno com síndrome degenerativa que sorri o dia inteiro foi qualquer coisa de filha da puta de emocionante. Ouvir suas angústias, anseios e desejos será algo a ser lembrado por um bom tempo.

Cronometrado com o Cosmos, ao encerrar a canção, tocou o alarme do meu relógio anunciando o início do Outono ("que descolorirá...") e do Ano Novo astrológico regido por Saturno ("não tem tempo nem piedade").

Alguns minutos depois, ouvimos a notícia que uma professora da escola, junto com outras 7 do estado, receberá um prêmio por melhor desempenho no Saresp 2012. Admiro essa pessoa como mulher, mas como professora, faço apenas um elogio: soube entrar no esquema

Se em algum momento você acompanhou minhas lutas diárias em sala de aula, sabe que na verdade esse elogio foi irônico, já que não estou falando do esquema de competência e sim de se fingir de mané e puxar o saco. Se há uma justificativa, missão ou conduta nessa profissão escolhida a ser bonificada é justamente tentar não se vender e remar até a exaustão contra a maré. 

Tenho certeza que minha turma não vai gabaritar no Saresp no fim do ano. E terei orgulho disso. Aprendi e ensinei a vida toda que errar faz parte do processo. Queria mesmo era dar um adesivo pra cada aluno colar na capa da prova antes de deixá-la em branco, pois certamente não vai aparecer nenhum questionamento relevante. Os dizeres seriam variados: "foda-se o saresp", "o saresp não prova nada", "descurti o saresp", "saresp, não compartilhe essa ideia"... 

Meu horóscopo de hoje bem que alertou: "Você faz parte do grupo que irá disciplinar e cobrar responsabilidade do resto."

Saturno estará lá, guiando os movimentos. Ele é implacável, nos mostra que tudo tem seu tempo, que tudo só se torna realidade depois de sonhado e, principalmente se tudo for dentro das leis. Só espero que sejam as leis que formam o ser humano justo e não do sistema falido de educação, que ignora pessoas e premia números falsos. 

A Eva vai vivenciar o Outono fazendo as últimas colheitas. Vai aproveitar os dias curtos e as noites longas pra sonhar mais... 

Quem sabe encontrará novas sementes para semear na chegada da Primavera? 


Marcadores: , , , , , ,

3 Comments:

  • At 2:23 PM, Blogger Fernando Amaral said…

    Tá queospa. Num faz isso comigo, não.. tá tão broca tocar as cousas "dentro das leis"...

    Vou lá fazer adesivos para colocar nos processos...



     
  • At 8:53 AM, Blogger Taís said…

    <3

     
  • At 8:54 AM, Blogger Taís said…

    quero adesivos pra tudo. inclusive praquelas porras de avaliações da pmsp que a gente faz todo ano

     

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home