evão do caminhão

nos momentos cruciais... estacione seus neurônios e acelere seus hormônios

segunda-feira, outubro 08, 2007

DENTRE OS GRANDES ÉS O PRIMEIRO

Dizem que só é torcedor de verdade quem vai todo jogo no estádio;
Dizem que só é torcedor de verdade quem sabe cada data de toda a história do clube;
Dizem que só é torcedor de verdade quem lembra todos os placares das últimas décadas;
Dizem que só é torcedor de verdade quem assiste o jogo da arquibancada...

Eu não concordo.
Acho que cada um tem seus motivos para fazer tudo isso ou não poder/querer fazê-los.
Tenho muito amigo tricolor roxo que prefere assistir o jogo na mesma posição, sentado no mesmo sofá do que sair de casa. E daí?

Eu levo superstição muito a sério. E assim sendo, penso que cada um torce do jeito que prefere, o importante é torcer.

Nem sempre eu faço a lista completa aí de cima. Quer dizer o que... que tô pouco me fodendo pro tricolor?

Então explica as lágrimas incontroláveis rolando no meu rosto ontem.

5 Comments:

  • At 7:19 AM, Blogger Mimi Genoino said…

    Sem comentários...

    Estou aqui presente, como sempre!

     
  • At 12:58 AM, Blogger Nessa said…

    eu nunca entendi o amor pelo futebol, sabia?
    às vezes eu tenho invejinha de quem se empolga, torce, chora e se emociona. =(
    será que meu coração é de pedra?

     
  • At 7:33 PM, Blogger Spam_Master said…

    Oh, baby... num momento como esse, o ogro ZL que habita em mim só tem uma coisa a dizer: "TIMÃO Ê-Ô, TIMÃO Ê-Ô". Besos

     
  • At 10:30 PM, Anonymous Anônimo said…

    garota!
    adoro teu blog
    primeira vez que to comentando mas
    ele é mto legal
    hehehe

    .

    To terminando de ler os posts mais antigos mas escreva sempre.

    P.S.: ESCORPIANA?
    ... professora?
    muita coincidencia

     
  • At 7:47 PM, Anonymous Anônimo said…

    Evão, minha cara, preciso fazer alguns comentários, perdoe o radicalismo.
    Dentre as quatro coisas listada - eu sei que são muitas mais - eu digo o seguinte:
    Só é torcedor (não existe esse de verdade, por questão de pura lógica: ou nego torce ou nego assiste, e só. O que seria de verdade é o torcedor, e o que seria de "mentira" é mero espectador) quem canta na arquibancada nos noventa minutos de bola rolando. No caso da Fiel Torcida, pela meia hora que antecede, pelos quinze minutos de intervalo e, meu São Jorge Guerreiro, pelas horas que finalizam o dia de um grande jogo.
    Só é torcedor, portanto, quem conhece não só a história de seu clube, datas e nomes inclusos, mas também as de seus adversários, rivais e inimigos. O resto, como disse anteriormente, é de "mentira", nego que fala por falar, esses meros espectadores.
    Nisso se inclui, senão todos os placares, todas as vitórias, empates e derrotas.

    Nada contra quem faz figa do jeito que quer. Quem espera que o outro perca pra cornetar no dia seguinte. Aliás, tudo contra, sim.
    É que a televisão proporcionou um outro tipo de mero espectador, e isso foi um golpe no futebol e no torcedor. Esse carinha faz parte de toda uma orquestração de um golpe para tornar o futebol mera mercadoria.
    Assim como a figa desse mero espectador.

    Em tempo, para tornar as coisas um pouco mais claras. Meu avô ia a pé, da Lapa até o Pq. S.Jorge, portando bandeira e encontrando o pessoal pelo caminho. O Timão que eles iam ver era de jogadores que trabalhavam, e, no fim de semana, jogavam bola pelo Manto que idolatravam e amavam. Pouco importava para meu vô e para aqueles que estavam ao seu redor se iam ver medalhões. Importava que era o Manto em campo, e apenas isso. É que o pai do meu vô já havia ensinado a ele o valor que a várzea tem. Aliás, é campeão dos campeões só aquele Galo Invecível das várzeas, e esse título vem daí.

    Ah, mas a época de seu vô era outra.
    Claro que era.
    Na nossa época, aqui, o golpe está quase consumado. A minha várzea está a ponto de se tornar mercadoria. Mero mercado de capital. A sua, que nunca existiu, nasceu sendo, apesar das dívidas com o inss.
    Mas a emissora câncer, através da qual os falsos "roxos" insistem em emprestar atenção, levando o futebol para essa nhaca, se torna, hoje, a expressão máxima disso tudo.

    Ou você acha, de verdade, que quem colocou um cara que nunca havia treinado nem fraldinha na Seleção foi a lógica do futebol? Que nego que é fraco consegue dar conta de usar um Manto como a amarelinha?
    Ou mais ainda, que exista algum time verdadeiramente formado neste campeonato atual?

    Enfim, torcedor enxerga esse tipo de coisa. Mas espectador não. Assim fica fácil para o câncer se alastrar.
    E pior: sem torcedor não existe jogador de verdade.

    Mas hein, demorou pra sentarmos em um buteco e discutirmos isso. Chama o seu japonês e bora lá encher um pouco a cara.

     

Postar um comentário

<< Home