evão do caminhão

nos momentos cruciais... estacione seus neurônios e acelere seus hormônios

sexta-feira, setembro 30, 2005

O SUCESSO DO ESFORÇO HUMANO DEPENDE DE MANTER OS MUNDOS DOS DEUSES, HOMENS E DEMÔNIOS EM EQUILÍBRIO

.
.
"As relações simbólicas funcionam como articulações de outro campo - o campo das relações de classe - e como tal são instrumentos de poder e dominação. O campo simbólico reproduz o campo das relações de produções sociais. Os sistemas simbólicos têm a função de ordenação lógica ou de representar coerentemente o mundo e esta função, em uma sociedade de classes, assume um aspecto eminentemente político de legitimação de hierarquias sociais. A cultura é a legitimação de uma ordem social arbitrária das relações de dominação...

A seleção de significações que define objetivamente a cultura de um grupo ou uma classe como sistema simbólico é arbitrária na medida em que a estrutura e as funções desta cultura não podem ser deduzidas de nenhum princípio universal físico, biológico ou espiritual, não estando unidas por nenhuma espécie de relação interna 'natureza das coisas' ou a uma 'natureza humana', sendo, entretanto, sociologicamente necessária na medida em que esta cultura deve sua existência às condições sociais da qual ela é o produto, e sua inteligibilidade à coerência e as funções de estrutura de relações significantes que a constituem."

(BOURDIER, Pierre, O mercado de bens simbólicos, in Miceli org. A economia das trocas simbólicas. São Paulo, Editora Perspectiva, 1974)

Este curso tem por objetivo refletir o universo simbólico do acervo cultural humano, constituído ao longo de seu desenvolvimento.
Alguns pontos serão destacados como, por exemplo:
* o progresso tecnológico, que se desenvolve desde formas mais elementares a formas mais complexas;
* as relações recíprocas entre o equipamento tecnológico empregado por uma sociedade em sua atuação sobre a natureza para produzir bens e a forma de organização das relações internas entre seus membros, bem como das suas relações com outras sociedades.
*a interação entre os esforços de controle da natureza e de ordenação das relações humanas e a cultura, entendida como o patrimônio simbólico dos modos padronizados de pensar e de saber que se manifestam, materialmente, nos artefatos e bens, expressa, através da conduta social, e, ideologicamente, pela comunicação simbólica e pela formulação da experiência social em corpos de saber, de crenças e de valores.


>>> ME BORREI AS CALÇAS
.

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home