evão do caminhão

nos momentos cruciais... estacione seus neurônios e acelere seus hormônios

quarta-feira, junho 30, 2010

CADA PARADA É UM FLASH



Quando vi essa foto no G1 ontem, imediatamente lembrei da única greve grande e com resultado positivo que participei. Era o ano 2000 na USP e eu atuava em tempo integral como funcionária da Creche, como aluna da Pedagogia e como pesquisadora da ECA.

Passamos meses, dias, horas... debatendo e lutando, porém isso nunca aparecia nos jornais. As imagens que mostravam na mídia eram de grevistas jogando baralho, fazendo festa, jogando futebol (isso porque não sabiam do nosso tai chi chuan matutino- imagem particular).



(olha o Jaco ali atrás)

Sempre parece que fazer greve é fácil, que não dói no bolso, que não tem que ter reposição do trabalho parado. Uma verdadeira foda isso. Sossego mesmo é manter o trabalho mais ou menos e a rotina parca, cheia de exploração.

Essa senhora que aparece no bem-bom comendo tranquilamente no piquete da creche central da primeira foto é a Solange. Ela não é uma 'desocupada' grevista, ela é um exemplo de mulher guerreira e lutadora não apenas em período de paralisação, mas na vida. Fui sua professora no EJA e certamente eu aprendi mais com ela do que ela comigo.

A greve acabou hoje. Ainda não li exatamente o que aconteceu. Também acho que não vou ler, afinal não vou confiar nas letrinhas publicadas, vou perguntar direto pra quem estava lá. Força, companheiros!


Marcadores: ,